Sabe aquele projeto que você tem orgulho de ter feito?
O Auto Expresso, um produto da DBTRANS S.A. era um sistema de passagem automática por cancelas de pedágios e estacionamento que esteve em funcionamento durante os anos de 2006 até meados de 2018, quando todos os clientes foram migrados para a base do Sem Parar, hoje, empresas do mesmo grupo.
Iniciei meus trabalhos na DBTRANS/Auto Expresso em outubro de 2007 e encerrei o meu ciclo em dezembro de 2015, quando a empresa foi adquirida por um grupo estrangeiro, graças ao resultado do projeto em parceria com a BR Distribuidora para o produtos Petrobras Premmia.
Neste projeto tive a oportunidade de trabalhar como Product Owner, era designer e responsável por fazer todas as pontes entre as equipes comercial, desenvolvimento e jurídico. Participei das reuniões para entender todo o projeto, tive a satisfação dos meus layouts serem superiores a proposta criada pela agência da BR Distribuidora. Tive autonomia para tocar as frentes e apoio do meu diretor para as entregas, um projeto de quase 2 anos, que como designer, toquei sozinho, fazendo todos os layouts, visitando gráfica e orçando projetos.
Abaixo vou apresentar todo o projeto no que tange o design.
Como funcionava?
As despesas de Pedágios, Estacionamentos e Abastecimentos eram lançadas no cartão de crédito, desta forma o usuário continuaria a usufruir de todos os benefícios do seu cartão.
Abastecimento
Ao se aproximar da bomba de combustível, a antena de RFID no totem lia o código, e apresentava na tela informações pertinentes ao usuário.
A câmera na base do totem lia a placa para casar as informações de cadastro do usuário.
Tudo muito rápido e seguro, sem sair do veículo, sem utilizar dinheiro e sem precisar digitar a senha no momento do abastecimento.
Ao final, era disparado um SMS com os dados da transação, que foi debitado no seu cartão de crédito junto com as suas demais despesas.
Display do totem
A comunicação com o usuário no momento do abastecimento se dava através de um display, que servia também para o frentista confirmar se o carro era Auto Expresso.
Os textos eram grandes para serem lidos a uma distância media de 2 metros, além das cores serem de auto contraste para facilitar a vida dos daltônicos (o engenheiro era daltônica, testei as telas com ele).
Foram um total de 27 telas desenvolvidas em HTML/CSS e depois a equipe de desenvolvimento implementou o sistema, desenvolvi um padrão de ícones para relatar problemas.
Também criei uma cartilha para treinamento dos frentistas.
Blister para venda do TAG nos postos de abastecimento
Desenvolvemos dois blisters para venda em postos de combustível e quiosques de shopping.
Site Auto Expresso
O site do Auto Expresso foi desenvolvido em DotNetNuke e as regras de negócio foram criadas utilizando esta linguagem, diante disso, qualquer atualização necessitaria de aproveitamento de diversas telas.
https://www.autoexpresso.com.br (ainda está no ar)
Além do layout também desenvolvi wireframes de acordo com a necessidade do time de desenvolvimento.
Neste link tem o wireframe do formulário de cadastro de usuário, juro que tentei eliminar um monte de campos, mas a equipe de desenvolvimento e jurídico não permitiram reduzir tanto.

Landing Page Petrobras Premmia
Essa landing page servia para a comunicação dos clientes Premmia, que vinham através de um banner dentro do sistema da BR Distribuidora.
Desenvolvi esta página em HTML/CSS com uma pequena animação em HTML5.
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